segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Visita escolar



O caminhão do Projeto Portinari para Todos está estacionado junto à Praça da Matriz e é nesta linda praça que montamos a exposição Portinari, Arte e Meio Ambiente e também realizamos as oficinas de arte com os estudantes.
A praça esta localizada na margem esquerda do rio Jequitinhonha. 






É bastante arborizada e espaçosa. Ao fundo, localiza-se, majestosa, a Igreja Matriz de N.S.do Carmo, padroeira da cidade. A Igreja foi construída em 1765, no início da ocupação local pelos portugueses.

Nosso espaço para a exposição é pequeno para abrigar os suportes dos quadros, mas nos ajeitamos da melhor maneira possível para receber os visitantes.








As visitas são agendadas pela Secretaria Municipal de Educação, com a coordenação da professora Iracema, que tem nos dado um grande apoio. Os estudantes são trazidos nos ônibus escolares a cada 90 minutos.







Temos visitantes de todas as idades. Adolescentes ou crianças, todos chegam com grande euforia, na expectativa de um dia escolar com atividades bastante diferentes das que estão acostumados dentro da escola.


Esta professora já está trabalhando com o bauzinho Portinari Arte e Meio Ambiente que sua escola recebeu como doação do projeto Portinari para Todos e aproveita a visita para chamar a atenção dos alunos, explorando os conteúdos que estão sendo usados em sala de aula.
As adolescentes que  visitaram a exposição e que não tiveram um comportamento adequado ao momento, são convidadas pela Secretaria de Educação a voltar à praça para mostrar que são capazes de atuar de maneira “civilizada” e nos pedem desculpas confeccionando trabalhos com a palavra PAZ.







Ainda, de dentro do ônibus escolar mostram quem querem mesmo a PAZ.










Nelma, da equipe do projeto Portinari, faz uma das apresentações.
Solange, que já participou da primeira etapa do projeto, apresenta Portinari aos alunos do 1º.ano do ensino fundamental.









Aqui em Belmonte contamos com a participação da Cléria,  professora do ensino fundamental das escolas municipais da região, na condução das oficinas de arte.









A professora Vera, também do ensino fundamental, nos auxilia nas oficinas.
Uma das atividades oferecidas que desperta grande interesse dos visitantes é a série de jogos Viagem ao Mundo de Candinho, disponível em nosso site www.portinari.org.br







Alisson é frequentador diário. Ele mora nas proximidades da praça e logo que chega em casa, após o horário escolar, vem correndo para conseguir um lugar junto aos computadores, onde fica até fecharmos, à noite.
Logo que Alisson chega é recebido com carinho por Solange e ele retribui com esta carinha alegre, de criança que sente que é bem-vindo.









Outra presença constante na exposição é a Dávila, uma menininha que mora em um dos quiosques da praça junto com sua mãe adotiva e o padrasto. Ela chega da escola, almoça e corre para nós, só voltando para casa quando encerramos as atividades.
Dávila gosta de nos ajudar em todas as tarefas.
E, um dia, nós a levamos para almoçar no restaurante.
Apresentamos os quadros para uma plateia interessada.









Todos querem pintar
Recortar e colar









 E criar mosaicos com materiais variados.



Todos participam de verdade! A Bibi é portadora de paralisia cerebral e participa de todas as atividades de sua escola. As colegas têm um grande carinho pela Bibi e a conduzem durante  todo o tempo no local da exposição.

Ela tem esta jovem professorinha ao seu lado, estimulando-a e fazendo com que ela possa estar incluída em todos os acontecimentos de sua escola. A Bibi ainda não fala, mas desenvolveu um sistema de comunicação com a professora e com algumas colegas que funciona muito bem.
Com a ajuda da professora ela brinca com o Jogo da Memória do Mundo de Candinho e fica contente cada vez que faz um ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário