terça-feira, 24 de maio de 2011

Os últimos dias na praça


O dia 18 foi um dos mais concorridos durante todo este tempo em que nos encontramos “na praça”. À tarde recebemos a visita dos alunos e alunas do Colégio da Polícia Militar R.Galvão.





Nesses últimos dias também tivemos a visita da turma do quinto ano  do Colégio Villa Verde, que realiza um trabalho bastante especial com turmas bem pequenas.
A profa. Vânia, de arte, conduzia o grupo e também participou da visita orientada e das atividades das oficinas.

Iniciamos contando a história da Tia Nota 10, para aquecer o grupo e homenagear a professora.



Mostrando os números à medida em que eu leio a história, até chegar à nota 10, que se transforma em 710 !


Proponho fazer “tatuagens” nos rostos das meninas em homenagem à natureza. Todas aprovam a idéia e logo estão posando para as fotos com florezinhas pintadas.










Dora Rolim, bastante desinibida, imita o menino plantando bananeira do quadro


E me apresenta ao seu pai, capoerista de Ilhéus, conhecido por Cabelo Rolim.



Este menininho lindo, chegou trazido pela tia e foi incorporado ao grupo do  VillaVerde.


“Tia”Solange dedicou-lhe uma atenção especial e Ícaro retribuiu com este sorriso.


No dia 19 não tivemos visitas de escolas, pois os ônibus estavam em greve, dificultando a chegada dos alunos nas escolas. Algumas crianças trazidas pelas mães trabalharam conosco.

 Artur, o jovem morador de rua que já estivera conosco uma tarde, voltou. Sentou-se na mesa de pintura com outro jovem que também fica nas redondezas da praça prestando pequenos serviços.
Algum tempo depois, duas adolescentes chegam e também iniciam a pintura na mesma mesa dos dois rapazes. Ficamos  atentas, em torno da mesa, para controlar o que os dois poderiam estar falando com as meninas, mas a conversa era ingênua e ficamos bastante surpresas com a aceitação dos rapazes pelas meninas.
Realmente todos tem espaço no toldo de “Portinari para Todos”.





Nosso último dia foi marcado por uma grande passeata de protesto e reivindicações dos professores universitários por melhores salários, melhores condições de trabalho, melhores instalações nos prédios das universidades.







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