domingo, 8 de maio de 2011

Dia 6 de maio

A inauguração




Deixamos a montagem dos painéis para o dia da inauguração para que a exposição não fosse vista antecipadamente e perdesse o sabor do inusitado. Rebeca, da Queiroz Galvão, chega bem cedo para nos ajudar. Temos cerca de duas horas para completar toda a montagem. Todo mundo correndo e a chuva chegando...


As pessoas vão surgindo, curiosas, fazendo perguntas , como esta senhora , que voltava de sua caminhada matinal e que se declara uma pintora amadora e promete participar das oficinas logo que inauguremos a exposição.



O espaço dedicado à Contação de Histórias fica pronto, mas temos que colocar as cortinas de plástico para proteger o material, pois a chuva está apertando.


Depois de completamente montada a exposição teve de ser protegida pelas cortinas de plástico, pois a chuva  caía muito forte.



Maria Eduarda Pessoa, gerente de SMS – E&P da Queiroz Galvão Exploração e Produção, patrocinadora do projeto Portinari para Todos, abre a exposição junto com o prefeito Newton Lima e Silva.




A professora Dolores, de 90 anos,  é a professora viva, mais antiga da cidade. Como o nosso projeto está muito voltado para a educação, nós a convidamos para ser homenageada neste dia da inauguração. E aí está ela, junto com o prefeito, que foi seu aluno no antigo curso primário.


A professora Dolores  recebe um carinho especial do Sr.Paulo Moreira, Secretário Municipal de Turismo.


E a equipe do Projeto Portinari também abraça a professora Dolores


A professora Myriam e alunos posam junto a um dos quadros da exposição.



As pessoas começaram a se retirar do evento quando a chuva caía ainda mais forte e uma ventania chegava levando tudo que estava na frente. Os vasos de plantas que decoravam o local foram derrubados,



os toldos balançavam, ameaçando cair, as cortinas de plástico que protegiam o material eram levantadas. Estávamos todas perplexas e muito preocupadas com o que poderia acontecer com toda a exposição. Resolvemos desmontá-la imediatamente e guardar no caminhão baú que nos acompanha.






Enquanto todos corriam para socorrer a exposição eu pedia a ajuda  do Secretário de Turismo, Sr. Paulo Moreira, que prontamente nos atendeu, nos colocando o Teatro Municipal à disposição.






Se não tivéssemos uma equipe tão boa os estragos teriam sido  muito grandes. Não perdemos nada graças à agilidade das nossas monitoras Fabíola e Rose e das minhas duas “fiéis escudeiras” Néia e Solange, sempre apostas e dedicadas. Devemos muito à atenção  dos nossos auxiliares de montagem: Ricardo, Lucas e Fabricio e do “seu” Raimundo, nosso motorista, que também entrou no  mutirão de salvamento da exposição.

Tudo dentro do caminhão, partimos para o Teatro Municipal, que fica bem próximo da praça onde nos encontrávamos. Aí iniciamos a nova montagem da exposição, no foyer do teatro.






Solange começa a colocar os quadros nos devidos lugares, acompanhada de Fabrício, Néia, Fabíola, Rose e Ricardo.










Lucas me acompanha posicionando os baners.


  

E, finalmente, a exposição está de novo em pé!

Agora só nos resta esperar até segunda-feira quando as escolas chegarão para a visita orientada à exposição e para participar das atividades de arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário