segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dia 13 de Maio


Hoje é sexta feira, 13. Para os supersticiosos, “dia de azar”, mas para mim, que só penso em bons presságios, é um dia como outro qualquer. E foi um dia de grande alegria para todos da equipe do Projeto Portinari, que está aqui realizando o projeto Portinari para Todos, pois recebemos um grupo de alunos de EJA. Para quem não está familiarizado com o nome, EJA quer dizer “Educação de Jovens e Adultos”. É uma segunda chance que se dá aos que abandonaram os estudos, enquanto criança, de concluir o ensino fundamental. Para os mais ambiciosos e esforçados ainda há a possibilidade de cursarem o ensino médio.

O grupo veio de longe, trazido pela profa. Luciana Oliveira, orientadora pedagógica da Escola Nucleada de Sambaituba. Esta escola fica há mais de uma hora da cidade e Luciana me explica que a maioria dos alunos mora bem junto da mata, em locais em que a luz elétrica ainda não chegou. Vivem bastante isolados e a escola é o elo que os traz mais próximos da cidade.


Após colhermos alguns dados sobre os alunos, todos foram conduzidos para o foyer do teatro, onde iniciamos as explicações contando um pouco da vida de Portinari.  Alguns alunos já conheciam Portinari através dos livros didáticos e mostraram grande interesse durante o percurso da exposição.


No início todos estavam muito calados, mas aos poucos foram perdendo a timidez e à medida em que eu os envolvia com as imagens, iam se colocando, expressando suas vivências, identificando situações, tais como o rio Tietê, que Portinari, em 1934, retrata ainda um rio piscoso. Tecem comparações com os rios da região onde vivem, comentando que um dia, na infância de alguns, os rios de sua vizinhança eram como o Tietê de 1934, pintado por Portinari e que agora, como o Tietê do século XXI, estão totalmente poluídos.





Após a visita à exposição todos se dirigem ao toldo onde estão montadas as oficinas.

Pedimos que todos assinem o livro  dos visitantes, deixando, assim, marcada a presença de cada um deles pela exposição.


Alguns dos alunos parecem que se sentem de novo como crianças, pegando as peças dos quebra-cabeça para montar.


Tiramos muitas fotografias com todos. Uma grande alegria para mim que registro para mostrar aos amigos esses momentos tão importantes para uma pessoa que como eu viveu sempre voltada para a educação.




Quando propomos que desenhem alguma coisa, todos dizem que não sabem desenhar, mas vão logo pegando no material disponível em cima das mesas e muita coisa bonita vai surgindo.

É uma arte singela, que eu espero os inspire e os estimule a continuar os estudos, melhorando suas condições de conseguir um trabalho que possibilite um ganho maior para seu sustento e de sua família.




O violão acompanha os cânticos evangélicos.


 Algumas alunas vieram acompanhadas das filhas pequenas por não terem com quem deixá-las  em casa.
“Tia”Solange, da Equipe Portinari,  trouxe bichinhos de pelúcia e fez uma surpresa presenteando as 3 meninas com os bichinhos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário