O dia hoje está movimentado. As escolas chegam sem agendamento prévio e nós tentamos administrar esta confusão de jovens curiosos querendo saber onde vão se colocar nas oficinas.
As oficinas estão organizadas por mesas de trabalho.
A mesa de “história em quadrinhos“ é sempre concorrida. Propomos que os estudantes criem histórias que possam ter um conteúdo de meio ambiente – uma situação de risco ambiental, ou mesmo de desastre, que provoque uma discussão sobre o tema.
Proponho a um dos grupos fazer “tatuagens”- pinturas com tinta especial, não tóxica – nas faces das meninas. Pinto diferentes flores em homenagem à natureza.
Cada uma mais linda!
Algumas preferem um coração – amor à Natureza!
Sem que eu ofereça, os meninos se animam e me pedem para fazer
“ tatuagens” no braços.
Vejam este galã com o nome da namorada no braço!
Este outro pede que eu escreva o nome da mãe, já falecida, junto com uma rosa
A brincadeira os diverte e faz com que os tímidos participem mais.
Gosto de homenagear as professoras, lendo o livro “Tia Nota 10”, do Ziraldo, com a participação de todos, levantando os numerais, à medida em que eu os falo , durante a leitura da história
No final as “tias” recebem a nota de seus alunos. Não poderia ser outra... 10 !
O jogo da memória também atrai os participantes
A Organização das Nações Unidas – ONU declarou que este ano de 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.
acesse o site oficial da iniciativa: http://www.un.org/en/events/iyof2011/
Vamos plantar uma árvore ?
O site http://www.taina3.com.br
No site do filme Tainá 3 há uma proposta da “reserva florestal virtual” para que as pessoas plantem uma árvore virtual com uma mensagem ecológica.
Vários estudantes querem participar da brincadeira ecológica, pois a árvore que “plantarem” neste site, será realmente plantada na Amazônia, em uma reserva florestal.
Quando a turma da E.M. prof.Paulo Freyre deixa a exposição eu os conduzo até o Vesúvio para pedirem a benção ao “seu” Jorge ( não é o cantor...é o escritor Jorge Amado – baiano importante que muitas crianças da cidade de Ilhéus, onde Jorge Amado morou na juventude, nunca ouviram falar!)
Ao cair da tarde, quando já estávamos começando a recolher o nosso material, uma surpresa: nosso amigo Barreto, de berimbau em punho, saúda as cariocas, como ele nos chama, com uma demonstração de capoeira. Saravá!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário