segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia 17 de maio


O dia hoje está movimentado. As escolas chegam sem agendamento prévio e nós tentamos administrar esta confusão de jovens curiosos querendo saber onde vão se colocar nas oficinas.



As oficinas estão organizadas por mesas de trabalho.
A mesa de “história em quadrinhos“ é sempre concorrida. Propomos que os estudantes criem histórias que possam ter um conteúdo de meio ambiente – uma situação de risco ambiental, ou mesmo de desastre, que provoque uma discussão sobre o tema.


Proponho a um dos grupos fazer “tatuagens”- pinturas com tinta especial, não tóxica – nas  faces das meninas. Pinto diferentes flores em homenagem à natureza.


Cada uma mais linda!


Algumas preferem um coração – amor à Natureza!



Sem que eu ofereça, os meninos se animam e me pedem para fazer
 “ tatuagens” no braços.


Vejam este galã com o nome da namorada no braço!


Este outro pede que eu escreva o nome da mãe, já falecida, junto com uma rosa


A brincadeira os diverte e faz com que os tímidos participem mais.

Gosto de homenagear as professoras, lendo o livro “Tia Nota 10”, do Ziraldo, com a participação de todos, levantando os numerais, à medida em que eu os falo , durante a leitura da história


No final as “tias” recebem a nota de seus alunos. Não poderia ser outra... 10 !
O jogo da memória também atrai os participantes


A Organização das Nações Unidas – ONU declarou que este ano de 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.
                                                      Floresta I, 1938 – Candido Portinari
 A iniciativa tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, promovendo, durante todo o ano, ações que  incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta. Para saber mais 
 acesse o site oficial da iniciativa: http://www.un.org/en/events/iyof2011/

Vamos plantar uma árvore ?



No site do filme Tainá 3 há uma proposta da “reserva florestal virtual” para que as  pessoas plantem uma árvore virtual com uma mensagem ecológica.
Vários estudantes querem participar da brincadeira ecológica, pois a árvore que “plantarem” neste site, será realmente plantada na Amazônia, em uma reserva florestal.





Quando a turma da E.M. prof.Paulo Freyre deixa a exposição eu os conduzo até o Vesúvio para pedirem a benção ao “seu” Jorge ( não é o cantor...é o escritor Jorge Amado – baiano importante que muitas crianças da cidade de Ilhéus, onde Jorge Amado morou na juventude, nunca ouviram falar!)


Ao cair da tarde, quando já estávamos começando a recolher o nosso material, uma surpresa: nosso amigo Barreto, de berimbau em punho, saúda as cariocas, como ele nos chama, com uma demonstração de capoeira. Saravá!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário