As crianças da Ilha de Atalaia
A alegria dos pequeninos era visível nos seus rostinhos surpresos.
Mas, antes de entrar no barco propomos uma foto com todo o grupo. Solange, eu e Vanessa estamos junto com o grupinho e somos as maiores torcedoras deste “time”, que incentivado pela professora vencerá, no futuro, todos os campeonatos que a vida lhes oferecerá.
Essas crianças me fazem lembrar o diário da infância de Portinari, em que ele escreveu: “Num pé de café nasci...” , fazendo menção ao seu nascimento em uma fazenda de café, na região paulista de Brodowski. Eu poderia dizer para eles: “Próximo aos pés das árvores do manguezal vocês nasceram...”.
Portinari deixou sua cidade natal, trocando-a pela capital, na época o Rio de Janeiro, para realizar o seu sonho de ser artista. Quando eu observo esta foto do grupo de alunos da Escola Municipal Casemiro Luiz Gomes faço votos de que todos eles possam realizar seus sonhos - saindo para alçar vôo mais alto, estudando na cidade grande ou permanecendo junto ao seu chão de origem, junto ao manguezal.
![]() |
Portinari aos 5 anos |
A criançada começa a embarcar no barco, de volta à comunidade.
E lá vai a “Tia”Vanessa, agarrada ao seu bauzinho, que não contém ouro nem diamantes, mas um tesouro maior – educação...