terça-feira, 7 de junho de 2011

A Praça


A praça da Bandeira, local onde nos estabelecemos aqui em Canavieiras, é bem diferente da praça D.Eduardo, de Ilhéus. Situada em um bairro bem tranquilo da cidade, a praça é circundada por um casario baixo, antigo, e por algumas poucas casas, mais modernas,  como a casa do Prefeito atual, além dos imponentes prédios, de estilo clássico, da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação,  em cada um dos extremos .
A Prefeitura  
 
 A exposição “ Portinari, Arte e Meio ambiente” está colocada na sala de entrada da Secretaria. Os estudantes são trazidos para este local, onde se sentam no chão, formando um ambiente bem descontraído e informal para ouvirem as explicações sobre a vida e a obra de Portinari, mais especialmente  as que foram selecionadas para tratarmos do tema deste projeto – o meio ambiente.


 

Nosso caminhão “ Portinari para Todos”  fica estacionado em frente à  Secretaria de Educação, junto ao toldo onde funciona o ateliê de arte, local em que as crianças exercitam a criatividade fazendo lindos desenhos, pinturas, colagens.







Secretaria de Educação



Árvores seculares oferecem boa sombra aos que buscam tranquilidade, sentados nos bancos da calçada larga que  circunda a praça. O formato retangular e os muitos metros de comprimento favorecem bastante o  espaço de lazer.




 



Além das brincadeiras das crianças muitas outras coisas acontecem na praça, como esta reunião dos recreadores  das escolas municipais, com seu coordenador. Muitos chegaram em suas bicicletas, o transporte mais comum dessa cidade, e as estacionaram junto à calçada da praça, podendo-se ver, ao fundo, o prédio vermelho onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura.



  


Este boliviano revive o tempo em que os hippies ainda ocupam as praças públicas para vender seu artesanato.
E ,ao anoitecer, temos essa bela visão do prédio da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário