A Casa de Jorge Amado.


Portinari e Jorge Amado cultivaram uma grande amizade durante toda a vida. Ambos eram membros do Partido Comunista Brasileiro e nutriam admiração recíproca por suas posições sociais, mostrando, cada um com a sua arte, vivências do povo brasileiro.
Jorge Amado deixa registrada esta admiração no seguinte texto:
“Candido Portinari nos engrandeceu com sua obra de pintor. Foi um dos homens mais importantes do nosso tempo, pois de suas mãos nasceram a cor e a poesia, o drama e a esperança de nossa gente. Com pincéis, ele tocou fundo em nossa realidade. A terra e o povo brasileiro – camponeses, retirantes, crianças, santos e artistas de circo, os animais e a paisagem – são a matérias com que trabalhou e construiu sua obra imorredoura...”
O Projeto Portinari guarda em seu acervo esta foto histórica, em que os amigos Graciliano Ramos (acompanhado de sua mulher, Heloisa), Portinari e Jorge Amado recebem o poeta chileno Pablo Neruda (de terno branco) no Rio de Janeiro. A foto é de agosto de 1952. Jorge tinha 40 anos, e já era um consagrado escritor.
Portinari retribui a amizade com dois retratos de Jorge, bem jovem - uma pintura e um desenho.
O interior da casa preserva grande parte do casarão original, como a pintura do teto da sala de jantar, com esta paisagem clássica.
O assoalho em madeira trabalhada em marcheteria ainda é original.
As portas são encimadas por este trabalho em ferro batido.
Jorge Amado e Zélia Gatai doaram, ainda em vida, vários objetos da família, bem como roupas de uso pessoal do escritor, que são exibidas em vitrines no andar térreo da Casa.
Fotos e retratos pintados de Jorge, estão por toda parte, como esses dois perfis em que eu vejo muita semelhança com seu amigo, o escritor Gabriel Garcia Marques.
Escultura de Jorge-Quixote, onde o escritor segura, como um guerreiro, a lança e o arco de Oxóssi.
As esculturas são lindas, mas, uma pena... não têm assinatura do autor!
A Casa de Jorge Amado tem um movimento cultural constante e é um dos pontos turísticos de Ilhéus. Vale a pena ser visitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário